AUTOAnálise da Urgência a Tempo e Ordem


Os sistemas de triagem pré-atendimento médico utilizados nas urgências hospitalares (sistema de Triagem de Manchester, Triagem Canadiana, etc.), atribuem tempos alvo para atendimento (cor da pulseira/prioridade) de acordo com cada situação clínica.

No entanto, ao acumularem-se nas salas de espera, utentes admitidos a diferentes horas e com diferentes prioridades, a gestão da "fila de espera" para atendimento, torna-se ingerível pelos clínicos, sendo comuns situações, em que os utentes à entrada menos prioritários, se "acumulem" em espera, mesmo que o seu tempo alvo já tenha sido muito mais do que duplicado. Nos casos reais onde implementámos o algoritmo, não são, infelizmente, muito raros os casos cujo tempo de espera chega a 10 (DEZ) vezes o tempo alvo.
E como se não fosse já uma situação difícil de gerir, temos ainda prioridades especiais, definidas em Portaria, dando aos utentes encaminhados pela Linha Saúde 24 e Centros de Saúde, prioridade adicional dentro da respectiva cor da pulseira.

Com a finalidade de garantir que o Atendimento Médico, na Urgência Hospitalar, é efectuado na devida ordem, respeitando tanto a cor da pulseira atribuída ao utente, aquando da triagem, como, também, o nível de prioridade especial estabelecido pelo SNS, e que, ainda assim, ninguém fica "para trás", e todos são atendidos da forma mais justa possível, atendendo ao movimento do serviço, criámos o algoritmo AUTO - Análise da Urgência a Tempo e Ordem.

Além de fornecer uma visão completa do Serviço de Urgência, vem resolver outra das situações mais críticas deste tipo de serviço hospitalar: a gestão e ordenação para atendimento dos utentes, em espera, tendo em atenção a especialidade/balcão de destino (geral, cirurgia, ortopedia, oftalmologia, etc.) e a prioridade atribuída na triagem, vulgo, cor da pulseira (vermelho – emergente; laranja - tempo alvo 10 minutos; amarelo – tempo alvo 1 hora; verde – tempo alvo 2 horas; azul – tempo alvo 4 horas; branco – sem tempo alvo definido).

Ao ordenar o atendimento médico, através do seu algoritmo, capaz de ser implementado com uma actualização automática regular de 45 segundos, este atendimento é executado de acordo com a verdadeira prioridade, atribuída ao utente, garantindo que ninguém fica para trás, libertando os profissionais de saúde desta preocupação, e uma justa ordem de chamada, também ela livre de qualquer tipo de influência humana.

Outra grande vantagem inerente à utilização do AUTO, é que as salas de espera dos utentes, não concentram tantas pessoas, a aguardar atendimento. Ao compararmos o n.º médio de utentes em espera, antes e após a utilização do algoritmo, tendo em atenção em comparar períodos sazonalmente equivalentes e com afluência similar, verificámos uma redução média de aproximadamente 50%. Assim, evitam-se muitos conflitos, tanto entre utentes e seus acompanhantes, como entre utentes e profissionais de saúde. Igualmente, com menos utentes em espera, é mais fácil aos funcionários fazer a gestão e acompanhamento dos mesmos.

Com a nossa implementação, fornecemos, também, uma versão RGPD, paralelamente, de acesso geral para qualquer funcionário, completamente anonimizada.

O AUTO possui uma leitura muito fácil, intuitiva e específica, constituída por um conjunto de blocos desenhados, incluindo uma iconografia dinâmica, representativa da situação de cada utente, podendo, inclusive ser consultado num simples tablet, com acesso à rede do hospital, possibilitando, uma gestão detalhada e rigorosa, a qualquer hora e em qualquer espaço.

Veja também

Informação em Tempo Real
Plataforma Gyrus
Business Intelligence
KPIs & KRIs - Indicadores de Desempenho
Análise Preditiva
Análise de Dados
Análise de Negócio
Data Warehouse
Migração de Dados